A ordem que controla a sociedade

A pirâmide não existe desde que o mundo é mundo. Começaram a construí-la na revolução agrícola e deram uma grande incrementada como a revolução industrial. No topo sempre esteve quem tem PODER/RENDA/ CONHECIMENTO. Apresenta leis rígidas. Imutáveis.
Lei nº 1 – Conservação: tudo favorece o seu fortalecimento. Educação, economia, enfim…tudo! O Estado, as forças de segurança existem para isso. Aliás, que não haja equívoco: O Estado foi criado para proteger os interesses da classe dominante, embora seja apresentado como um instrumento que representa o interesse comum de todos.
Lei nº 2 – Funcionamento: tudo flui para o topo (Perfeito!).
Lei nº 3 – Exclusividade: A pirâmide é a única estrutura aceita. Nada de pode ser horizontal!. Todo vestígio de sociedade igualitária deve ser suprimido.
Lei nº 4 – Ética: Tudo que preserva a pirâmide é aceitável.
Santo Agostinho, em Cidade de Deus tem uma história sobre Alexandre e o pirata. Isso intitula o livro do Noam Chomsk, O Pirata e o Imperador. As forças imperiais capturam um pirata e numa audiência, Alexandre perguntou “Como ousa molestar os mares?” E o pirata responde: “Eu sou um homem pequeno, com um barquinho, então me chamam de pirata e ladrão. Você é o Imperador com esquadra e molesta o mundo, então você é chamado de Imperador”.
É claro que a população é atacada pelos dois lados. Não é que Santo Agostinho, nem Chomsky, muito menos eu, – coitada de mim! – esteja dizendo que o pirata é bom. Ele apenas é um bandido pequeno comparado com o grande.
No mundo contemporâneo os piratas são aqueles que são condenados não os imperadores. Os piratas estão nos presídios com o triplo da capacidade suportada.
De um lado a burguesia, aristocracia, ricos, poderosos – pouco aberta a inovações em todos os campos e hostil ao compartilhamento do poder com outros grupos. Do outro lado os oprimidos que querem mudar isso.
De um lado os que querem conservar as coisas como estão. Do outro lado os que querem a revolução e assumem a cor vermelha simbolizando o sangue derramado na batalha. Na essência esse é que define direita e esquerda. Na essência! Hoje na prática não é tão simples. Certo é que, em todas as sociedades humanas complexas existe dominação de classe sobre a outra. Elite e a sociedade como um todo. A elite sempre se beneficia e tira vantagem.
As Instituições são controladas pelas classes dominantes, são os imperadores, que decidem ou cujos interesses influem fortemente sobre decisões políticas, econômicas, culturais, etc., e que, portanto, controlam, no seu próprio interesse e segundo suas próprias concepções, as principais organizações públicas e privadas de um país, em detrimento da maioria. A isso dá-se o nome pomposo de Establishment.
Existe uma ordem ideológica, econômica e política que constitui uma sociedade ou um Estado. Uma elite social, econômica e política que exerce forte controle sobre o conjunto da sociedade, funcionando como base dos poderes estabelecidos.

HARARI, Yuval Noah. Sapiens – uma breve história da humanidade. Porto Alegre: L&PM, 2015.

DOLABELA, F. Pedagogia empreendedora. 1. ed. São Paulo: Cultura Editores, 2003

Veramoni

Veramoni

Educadora, Palestrante e Escritora.
Criadora da Educ

Postagens Relacionas

Etnocentrismo

Na obra a Economia da idade da pedra, Marshall Sahlins (1972) afirma que éconveniente a ideia de uma vida muito dura no paleolítico, levando a

A eficácia escolar

A instituição escolar, uma das mais antigas e sólidas dentre as instituições, atravessou séculos, testemunhou mudanças de sistemas econômicos e mudanças em modelos civilizacionais. Hoje,

A atratividade da sala de aula

É até intuitivo que um ambiente bem organizado e colorido é mais agradável e estimulante. Pois bem. Alguns experimentos realizados com ratos pela neuroanatomista norte-americana

plugins premium WordPress