Olá pessoas queridas e amadas!
Então eu entrei numa de que eu não cuido de plantas, elas é que cuidam de mim. Sim porque são tantos benefícios que eu nem posso contar. Mas vou tentar.
As propriedades físicas e químicas da planta oferecem a vantagem de promover a renovação do ambiente e aumentar a umidade do ar. Ao realizar a Fotossíntese a planta absorve o Dióxido de Carbono (C02) e libera oxigênio (O2). Essa filtração do ar melhora sua qualidade, amenizando problemas de alergia a pó, uma vez que as plantas reduzem a presença de pó no ar em 20% e até mais.
Além da questão estética. Plantas deixam qualquer ambiente mais bonito.
Outra vantagem é a melhoria do bem-estar e a redução do stress. Cuidar de plantas gera muito prazer e pode ser considerado terapêutico. Minha sanidade, eu atribuo, em parte, às plantas.
No projeto Casa Verde as ações de estímulo à vegetação se dão por meio do paisagismo (plantas ornamentais) além de olericultura (hortaliças, aromáticas, plantas medicinais). Isso possibilita o acesso a alimentos de qualidade e mais frescos, enfim, a melhoria da alimentação da família.
Tudo está interligado, quando decidimos viver processos de sustentabilidade a opção por alimentos naturais, ou minimamente processados, é consequência. Uma coisa leva a outra. Você cria um ciclo virtuoso.
Minhas plantinhas não recebem nenhum tipo de adubos químicos ou agrotóxicos. Nós aproveitamos o adubo natural (humos) e biofertilizante (chorume) produzido pela compostagem, para o cultivo.
Na nossa Casa Verde promovemos a manutenção de plantas no interior e entorno, priorizando as espécies que mais contribuem para a purificação do ar.