Olá pessoas queridas e amadas!
Então eu entrei numa que queria salvar o planeta. Eu dediquei um pouco da minha formação à questão ambiental, mas com o Projeto Casa verde a coisa toda foi elevada a outro nível.
O Projeto Casa Verde desenvolve sistemas tecnológicos que possibilitam repensar a habitabilidade humana, através da gestão inteligente e sustentável dos processos estabelecidos na residência e pela adoção de ações mitigadoras da degradação ambiental.A nossa Casa Verde existe para promover o contato com exemplos concretos de mudanças cotidianas. Aqui as vertentes do Projeto são executadas, possibilitando um modo novo de olhar e de intervir no mundo.
No dia 01 de março de 2009 a Educ e a Fundação Jari, antiga Fundação Orsa assinaram o termo de parceria para a execução do Projeto Casa Verde. Cooperação técnica e financeiros para o desenvolvimento das atividades e/ou projetos. No âmbito da parceria foi desenvolvida ações de educação ambiental. Ao final do termo de parceria a Educ seguiu com ações, mas este é o marco zero do Projeto Casa Verde.
O Casa Verde da Educ vem promovendo a sustentabilidade ambiental, através da gestão das práticas cotidianas, por meio de Oficinas Pedagógicas.
Não existe ação que seja ecologicamente neutra.
Ao mesmo tempo em que, com pequenas e cotidianas contribuições podemos reverter este processo.
“Para realmente mudar a situação, cada um de nós pode tornar o mundo um pouquinho melhor (Fernandez, 2005, p. 16).
O projeto apresenta solução para a sustentabilidade do ambiente, através das práticas cotidianas, já que os hábitos do dia a dia são fundamentais e podem ter grande impacto na salvaguardado Planeta e na garantia da vida com qualidade, para esta geração e para as que virão.
O impacto ambiental de uma residência é bem menor do que das grandes empresas. É preciso lutar contra a degradação ambiental. E nós fazemos isso incansavelmente. Mas isso é uma parte. Se organizar o tempo direito dá para fazer o protesto e também fazer a nossa parte dentro de casa.
Para implantar os sistemas, para fazer a coisa toda funcionar dá um trabalho danado. Mas depois é tudo muito simples e orgânico, ou seja funciona como um organismo, uma coisa leva a outra, já que as vertentes o projeto são complementares.
Eu vou contar aqui todos os sistemas que temos implantados na nossa casa, como fizemos, e dizer um pouco o porquê fizemos e vou me exibir com as imagens, quer dizer, vou mostrar imagens para ajudar na compreensão de cada vertente.
O projeto promove Educação Ambiental e estímulo à convivência comunitária porque é preciso muita gente pra cuidar da nossa casa comum.
Nosso projeto foi custeado com recursos próprios. Bem, é nossa casa, né?!
Não sou ambientalista e não dou curso sobre isso, porque não tenho tempo, mas amo. Nossa intenção é estimular mudanças cotidianas, proporcionando um impacto positivo no meio ambiente urbano. Nossa casa é aberta, nossa experiência é plural e coletiva e permeada pelo amor ao planeta, com todas as formas de vida que nele habitam.